De Padawan para Padawan: Dicas de costura

by - sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Três dicas, ou passos, para você que quer começar a usar uma máquina de costura.

Sempre fiz artesanatos manuais. Aprendi crochê, tricô, bordado, um pouco até de montagem de bijuteria, ponto cruz e costura manualmente. Com essas habilidades, eu e muitas outras pessoas envolta de mim, acreditamos que eu iria arrasar costurando com uma máquina de costura. Poisé meu povo, não foi bem assim. Ainda sou uma Padawan, mas espero um dia ser uma Mestre Jedi da Costura.
Costurar com a máquina demanda muita paciência para adquirir aquela costura retinha e é bem diferente de usar agulha manual. Então como estou nesse processo quero compartilhar as informações.

Primeiro passo: Conheça a máquina de costurar. Conheça as peças, as funções de cada botão, como passar a linha corretamente, veja o processo de encher bobinas, como colocar a bobina na caixa dela. Conhecer tudo isso vá te dar uma guia de como manuseá-la e não ficar assustado.

Segundo passo: Na escola fizemos vários exercícios de linha retas, paralelas, com retrocesso e curvas primeiramente no papel e sem linha. Para perceber qual é a pegada de costurar. Logo você percebe que tudo é baseado no ritmo do pedal e o controle do "tecido" com as mão. Papel é mais difícil de controlar, assim que você começar fazer exercícios no tecido percebe a diferença e já sente um avanço.

Terceiro passo: Tenha paciência consigo mesmo. Se dê o espaço de aprender e errar. Esse passo, para mim, é o mais complicado. Lidar com a ansiedade e com o perfeccionismo é muito duro, pois se não sabemos controlá-los somos engolidos pela frustração. Não se precipite, para não ir para o Lado Negro da Força. Aceite cada erro, aprenda com ele e comemore cada vitória independente do tamanho dela.
Minha máquina de costura.
Vou deixar aqui um link de um blog que explica as partes da máquina de costura.
A máquina de Costurar - Blog Costura Bruta

E que a Força esteja contigo.

You May Also Like

0 comentários